Em 2023, o município de Porto Belo se consolidou como novo fenômeno do mercado imobiliário e promete “bombar” nos próximos anos. Dados da plataforma DWV, que reúne informações de imóveis de todo o país, reforçam o destaque da cidade. Nos últimos dois anos, Porto Belo registrou uma valorização de 132,87%, mais do que a vizinha Itapema, outra queridinha do mercado imobiliário, onde o preço dos imóveis valorizou 117,62%.

Apesar de a cidade inteira sentir o reflexo do avanço dos novos empreendimentos, uma localização foi a grande responsável pela evolução da cidade: Balneário Perequê, que se tornou um dos metros quadrados mais valorizados do país. No entanto, com a atenção de investidores e construtoras voltada para a cidade, outros locais também estão se tornando um verdadeiro canteiro de obras, como o bairro Jardim Dourado.
Além da proximidade com Balneário Perequê, fácil acesso à praia, outros fatores explicam a escolha do bairro para os novos lançamentos.
No bairro Morretes, em Itapema, por exemplo, são permitidos até 15 andares de apartamentos, além dos de lazer e estacionamento. Assim, o prédio pode chegar a, no máximo, 20 pavimentos. Já no Jardim Dourado, o Plano Diretor estabelece que os empreendimentos podem ter até 24 andares de apartamentos, mais as áreas comuns de lazer e os pavimentos para estacionamentos. Desta forma, o edifício chega a 31 andares de altura. Além disso, para o especialista, a diversidade de produtos também vem tornando o bairro um dos preferidos de quem procura imóvel.
No local é possível construir tanto apartamentos maiores como menores. O que não acontece, por exemplo, no cobiçado Balneário Perequê onde a lei estabelece que a metragem mínima dos apartamentos é de 80 m², o que eleva o valor dos imóveis. No Jardim Dourado, a limitação refere-se apenas à garagem, sendo obrigatória uma vaga por unidade de até 80 m² e duas para os residenciais com mais de 80 m².
Permuta
Além destes fatores, a possibilidade de permuta no bairro é outro diferencial. Com número ainda elevado de terrenos à disposição, as incorporadoras têm se interessado cada vez mais pela localização, estratégica também por fazer divisa com a cidade de Itapema.
Em Porto Belo, a realização de permutas no mercado imobiliário é bastante comum, chegando a ocorrer em cerca de 90% dos casos. Alguns dos clientes, inclusive, tiveram a vida completamente transformadas.
Fonte: NSCMais.com.br