O litoral catarinense, especialmente as cidades de Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo, detém um dos mercados imobiliários mais aquecidos do Brasil.

A região concentra alguns dos terrenos mais caros do país. O valor médio do metro quadrado em Balneário Camboriú, em 13.762 reais, é o mais alto do país, segundo o FipeZap.
O movimento é puxado pela demanda contínua por imóveis de luxo de investidores do Brasil e do exterior.
Esse cenário cria um terreno fértil para empreendedores locais cuja geração de riqueza chama a atenção — e serve de exemplo de como aproveitar uma boa oportunidade.
É o caso de Thiago Cabral, que aos 34 anos é fundador e CEO do Grupo ABC Embralot, misto de construtora e incorporadora, cujo faturamento cresceu 150% nos últimos 12 meses.
Em 2024, a empresa sediada em Itapema, distante 13 quilômetros de Balneário Camboriú, deve ter vendas de 600 milhões de reais.
O crescimento expressivo vem na esteira de uma estratégia de lançamentos de alto padrão em áreas privilegiadas, como a orla de Itapema e Balneário Camboriú.
“A demanda por imóveis de luxo aqui nunca foi tão alta, e vimos uma oportunidade clara de entregar empreendimentos que atendem a um público exigente, mas sem perder o foco na sustentabilidade e na integração com a natureza”, diz Cabral.
Quem é Thiago Cabral
A trajetória de Cabral começou na cidade de Itapema. Filho de comerciantes, ele começou a trabalhar cedo, por vontade própria, ao vender itens de casa e roupas a vizinhos e veranistas.
Aos 16 anos, começou a trabalhar como agenciador imobiliário. “Sempre soube que queria trabalhar com imóveis, mas nunca imaginei que estaria à frente de uma das maiores construtoras da região tão jovem”, diz.
Após ser promovido a corretor, Cabral investiu seu próprio dinheiro na aquisição de terrenos na região, começando com áreas pequenas.
Foi uma visão de longo prazo. Os primeiros lotes serviram para acumular capital para ele conseguir, mais tarde, ter condições de comprar terrenos em áreas mais valorizadas, como as perto do mar e em áreas de expansão de Itapema e região.
Em 2011, ao lado do sócio Abelardo Benigno, ele criou a ABC Embralot. Inicialmente, o foco estava em condomínios logísticos como o Navepark, a poucos quilômetros dos portos de Navegantes e Itajaí, nos dois lados da foz do rio Itajaí-açú.
O pulo do gato veio com o foco em condomínios de alto padrão. Um dos principais exemplos disso é o condomínio Colinas de Camboriú, um loteamento em Camboriú, até então uma cidade-dormitório do Balneário badalado, e cada vez mais uma cidade com vida própria.
Em fase de construção, o empreendimento mistura casas, prédios residenciais, comerciais e mimos como um mercado gourmet, pet shop, banco, farmácias e winebar e até um heliponto.
“O sucesso desses empreendimentos não está apenas na localização, mas também na maneira como conseguimos integrar as construções ao ambiente natural, sem perder a qualidade de vida dos moradores”, afirma Cabral.
Atualmente, o estoque de terrenos da ABC — chamado de land bank no jargão do mercado imobiliário — chega a 12,4 milhões de metros quadrados. É o equivalente a quase cinco vezes o perímetro dos bairros do Leblon, no Rio de Janeiro, e do Jardim Paulista, em São Paulo.
Fonte: Exame.com
E você? Quer investir no mercado da região? Entre em contato agora mesmo.